Maior que um carro, crocodilo gigante é lançado em rio da América do Sul

Um grupo de 160 crocodilos-do-orinoco foi solto no rio Capanaparo que corta a Venezuela e a Colômbia. Os animais foram criados em cativeiro como parte de um programa ambicioso para salvar este enorme predador da extinção.

O crocodilo-do-orinoco é o maior predador dos rios da América do Sul, podendo passar dos 6 metros de comprimento, o que é maior que um carro sedan médio que chega até 4 metros e meio de comprimento. O crocodilo, também, pode chegar a 400 quilos.

Conforme a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), o réptil está em risco crítico de extinção, nível de alerta anterior ao desaparecimento de uma espécie em seu hábitat natural.

Diante desta ameaça, a Venezuela iniciou sua criação em cativeiro em 1990 com projetos públicos e privados. No entanto, embora mais de 10.000 exemplares tenham sido soltos em 33 anos, as populações continuam estagnadas.

Restam apenas cerca de 100 fêmeas adultas em liberdade na Venezuela, estima a Fundação para o Desenvolvimento das Ciências Físicas, Matemáticas e Naturais (Fudeci).

UOL

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.