Mais de 23 mil idosos de 76 a 78 anos serão vacinados a partir desta sexta

Uma nova etapa da campanha de vacinação contra a covid-19 começa nesta quinta-feira (25/2), no Distrito Federal. A partir das 16h, idosos de 76 a 78 poderão agendar o atendimento, para receber a primeira dose nos pontos de drive-thru. A aplicação dos imunizantes, por sua vez, terá início na sexta-feira (26/2). Quem optar por se vacinar em postos de saúde não precisará fazer a marcação prévia.

O anúncio da ampliação do público-alvo prioritário ocorreu na quarta-feira (24/2), devido ao recebimento de 25,5 mil doses do imunizante Covishield — produzido pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca. Até o fim da semana, a Secretaria de Saúde do DF espera receber mais 11 mil doses da CoronaVac.

No total, o DF conta com 32 postos, entre unidades básicas de saúde (UBSs) e drive-thru (leia Locais de vacinação). O horário continua das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, nos postos de saúde. No drive-thru, a imunização ocorre nos mesmos dias, mas das 9h às 17h. A Secretaria de Saúde ressaltou que há doses suficientes para todas as 23.061 pessoas do novo grupo prioritário; por isso, para evitar aglomerações, não há necessidade de correr aos pontos de atendimento.

Os detalhes da ampliação foram definidos pelo Comitê de Operacionalização da Vacinação do Distrito Federal. Interlocutores da Secretaria de Saúde afirmaram ao Correio que a decisão considerou uma orientação do Ministério da Saúde. Ela define que todas as doses da Covishield devem ser usadas para a primeira aplicação, considerando que o intervalo entre doses é de até três meses. No caso da CoronaVac, esse período vai de 14 a 28 dias, o que justifica a reserva de metade das unidades disponíveis para aplicação do reforço.

Até quarta-feira (24/2), no DF, 118.657 pessoas haviam sido vacinadas contra a covid-19, sendo que 35.355 receberam as duas doses. Com a nova remessa de imunizantes, a Secretaria de Saúde tem cerca de 29,5 mil unidades em estoque para a primeira aplicação, e 25.555, para o reforço. Atualmente, o público-alvo é composto por profissionais de saúde; indígenas aldeados; pessoas com mais de 60 anos em instituições de longa permanência; idosos em home care; pacientes do Núcleo de Atenção Domiciliar (Nrad); pessoas com deficiência institucionalizadas; e toda a população a partir de 76 anos.

Esse público pode agendar a vacinação pelo site vacina.saude.df.gov.br. No entanto, a marcação do atendimento vale apenas para os postos drive-thru, que não aplicam as doses sem que haja agendamento. Pessoas do público prioritário que não desejarem marcar podem ir aos outros pontos durante o horário de funcionamento e aguardar em filas, se houver.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.