Maura Sobreira, ex-diretora do HRS, é exonerada da Secretária-adjunta de Saúde do RN após operação que investiga irregularidades em contratação de UTIs Covid

A secretária-adjunta de Saúde do Rio Grande do Norte, Maura Sobreira, foi exonerada após uma operação que investiga supostas irregularidades em contratação de UTIs para tratamento de pacientes com Covid.

A coordenadora de Atenção à Saúde, Gilsandra de Lira Fernandes, também foi exonerada. Os afastamentos foram determinados pela Justiça e publicados no Diário Oficial do Estado nesta sexta (3).

A operação deflagrada no dia 25 de agosto investiga a contratação de 10 leitos de UTI no Hospital Central Coronel Pedro Germano da PM e 40 leitos no Hospital Dr. João Machado, em Natal.

Os levantamentos indicaram que a empresa contratada não tinha experiência em implantação de leitos de UTI e não apresentava estrutura econômica e financeira nem capacidade técnica para dar suporte à contratação. Segundo a CGU, a empresa se valia de equipamentos e materiais da própria Secretaria Estadual de Saúde, além de não disponibilizar todos os profissionais previstos no contrato.

Ainda de acordo com as investigações, houve facilitação para a contratação da empresa e manutenção dos contratos, por interferência direta de agentes públicos da Sesap, que se valiam dos privilégios e liberdades dos seus ofícios para favorecer a empresa contratada.

No dia da operação a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que a Sesap está colaborando com investigações e que “o governo não tem absolutamente nada o que temer, nada a esconder”.

“A Sesap está acompanhando, prestando todos os esclarecimentos. O RN sabe da lisura, da seriedade do nosso governo, de como nós enfrentamos a pandemia nesse estado para salvar vidas, inclusive, com o acompanhamento dos órgãos de controle, dos ministérios públicos, então que se apure o que se deva ser apurado”, disse Fátima Bezerra.

Lyane Ramalho Cortez foi nomeada para o cargo de secretária-adjunta. Não houve nomeação para o cargo de coordenação de Atenção à Saúde no Diário Oficial desta sexta (3).

5 Comentários

João Batista de Oliveira

set 9, 2021, 2:39 pm Responder

Cadê o secretário de saúde? Não sabia de nada ? E a governadora ? Como diz o ditado: O pau só quebra no pequeno.

Joana

set 9, 2021, 6:23 pm Responder

Essa mulher deu todo o máximo para salvar vidas, para abrir leitos com as pessoas morrendo e agora vem o governo Federal que pouco fez por nós, manda fazer operações para a mídia dá manchetes. Em momentos como esse, se fosse esperar para fazer as licitações corretas, tinham morrido aos montes no Brasil. Parabenizo esses profissionais, porém todos vão pagar muito caro pelas vidas salvas, pois no Brasil a verdadeira quadrilha está no poder da República. Vergonha. Esse é o país que valoza vagabundos e corruptos, pessoas de bem são massacrados.

[email protected]

set 9, 2021, 8:29 am Responder

Morreu muita gente com fome e sem cuidados aqui em Caicó . Fora os desvios de recursos ….

Marcos arcanjo

set 9, 2021, 8:34 am Responder

Desvios houve muitoooo !!!

Morreu muita gente com fome nos hospitais e sem cuidados .

Mande in china

set 9, 2021, 8:38 am Responder

Morreu muitaaaa gente inocente !!! Com fome e sem cuidados EM CAICÓ. Os desvios foram muitossss.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.