Mesa Redonda sobre Recursos Hídricos reúne entidades na UFRN‏

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ceres da UFRN de Caicó realizou nesta noite de quarta-feira (01), uma Mesa Redonda com o tema “Panorama do Ordenamento Jurídico e Ambiental do Recursos Hídricos em Caicó”, realizada no auditório da universidade.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, engenheiro-agrônomo José Procópio de Lucena foi um dos debatedores, dividindo a mesa com o Procurador da República, Bruno Lamenha e o advogado Urbano Medeiros, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RN. 

Antes dos debates, o tema foi desenvolvido pelos professores Orione Dantas de Medeiros, do curso de Direito e Diógenes Félix da Silva Costa, do curso de Geografia da UFRN. Em suas palavras, Procópio destacou a ausência do debate em torno do meio-ambiente na sociedade.

A água e a terra no semiárido sempre esteve no imaginário da relação de poder, de voto e de riqueza. A água sempre no semiárido foi instrumento de dominação de classes. De um fazendeiro que tem um açude e permitir ou não que alguém tire uma lata d’água. Ter um açude e uma porteira no cadeado era sinônimo de poder. A miséria e pobreza no Nordeste nunca foram causadas por problemas naturais. É uma questão política, que está relacionada com concentração de terras, de água, da biodiversidade. O Seridó foi rico disso, e a água é uma coisa muito simbólica para nossa região”. Ao final do evento foi lançada um documento intitulado de “Carta por um Caicó Sustentável”.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.