Ministério do Trabalho discute cooperação com a China na área de saúde e segurança do Trabalho

Em visita ao Brasil, delegação chinesa conhece o modelo de Inspeção do Trabalho e propõe intercâmbio bilateral    

Em matéria enviada ao blog Jair Sampaio, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira manifestou sua disposição em firmar com a China, um acordo de cooperação bilateral na área de saúde e segurança do trabalho. Nogueira recebeu nesta segunda-feira (16) a primeira delegação estrangeira desde que tomou posse no Ministério do Trabalho (MT). Chefiada pelo vice-ministro chinês da Administração Estatal de Segurança do Trabalho, Xu Shaochun, a delegação chinesa visita Brasília e o Rio de Janeiro até o dia 18, para conhecer as boas práticas do Brasil na área de Inspeção do Trabalho, voltadas para a saúde e segurança.

“Ficamos honrados com a visita técnica da delegação chinesa e não haverá qualquer ruptura nestas tratativas de ordem institucional. Nós reconhecemos a importância da China para promover o entendimento e a pacificação nas relações entre capital e trabalho, ao mesmo tempo em que Brasil pode servir de exemplo mundial no que se refere às ações de proteção do trabalhador”, ressaltou o ministro brasileiro.

A proposta de acordo bilateral está em discussão há três meses entre os dois ministérios. A primeira visita técnica que ocorre nesta semana tem o propósito de conhecer a estrutura da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT/MT) e o planejamento das ações de fiscalização e prevenção.

A experiência do Brasil na formulação e revisão das Normas Reguladoras de Segurança e Saúde do Trabalho (NRs), utilizando o modelo de diálogo tripartite; a Certificação de Equipamentos de Proteção Individual (IPIs) e as normas de segurança e saúde ocupacional na área de mineração, também serão apresentadas à delegação chinesa.

O vice-ministro chinês de Segurança do Trabalho, Xu Shaochun, destacou que as relações econômicas tendem a ser cada vez mais estreitas entre Brasil e China, especialmente, dentro do marco dos BRICs. “Nossos países mantém objetivos similares e o objetivo da nossa visita é fortalecer esse intercâmbio. A recepção que estamos tendo do ministro do Trabalho demonstra que podemos acelerar esse acordo com o Brasil e construir mecanismos conjuntos que garantam segurança e saúde no Trabalho”, enfatizou o ministro chinês.

Na agenda desta terça-feira (17) a delegação chinesa irá conhecer a estrutura da Fundacentro, suas linhas de pesquisa e de educação voltada ao mundo do trabalho. Na quarta-feira (18), em visita à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro (SRTE/RJ), a delegação irá conhecer as ações de fiscalização no estado e o modelo de treinamento dos auditores fiscais do Trabalho. No final do dia, o grupo visita as obras dos Jogos Olímpicos  2016.

Assessoria de Imprensa;

Ministério do Trabalho

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.