Ministro do Turismo recebe deputados Rafael e Ricardo Motta

010715DepFedRafaelMota_RN_3321PM

Os deputados Federal, Rafael Motta e estadual, Ricardo Motta, ambos do PROS-RN, estiveram reunidos nesta quarta-feira (1), com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Eles discutiram projetos de infraestrutura para vários municípios de interesse turístico do Rio Grande do Norte. Os projetos foram cadastrados no Sistema de Convênios do ministério (Siconv) e aguardam análise da equipe técnica do ministério.

Rafael Motta pediu prioridade para os municípios que, naturalmente, são vocacionados para o turismo, mesmo que ainda não estejam entre os destinos mais procurados pelos turistas que visitam o estado. “São cidades que precisam de infraestrutura básica para fortalecer a interiorização do turismo e contam com o nosso apoio”, afirmou.

Ricardo Motta ressaltou que, urbanizar uma via, construir uma praça de eventos, ou até mesmo melhorar um atrativo já existente para receber mais visitantes, melhora a qualidade de vida da população local e do entorno. Ele citou o exemplo dos festejos juninos que movimentam o turismo regional, onde os eventos são mais organizados, e dinamizam a economia local. 

O ministro Henrique Eduardo Alves reforçou que as melhorias em infraestrutura, segurança, iluminação e limpeza urbana são fundamentais para consolidar uma cidade como um destino turístico. “Sem esses atributos, perde o morador e perde o turista”, afirmou Alves.

HUB – O vereador Alexandre Cavalcanti, de São Gonçalo do Amarante, também participou do encontro. Na reunião foram discutidos aspectos positivos e negativos que pesam na decisão sobre o centro de conexões internacionais que a TAM vai instalar no Nordeste.
Natal, Recife e Fortaleza disputam a localização do hub. A escolha da sede do empreendimento, segundo o ministro, será com base em critérios técnicos. Ele adiantou que o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, está bem posicionado na disputa mas, entre os aspectos negativos que precisam ser revistos estão: a falta de acessos e de meios de hospedagem no entorno.
Fotos: paulino Menêzes
(Henrique Alves, Ricardo Motta, Rafael Motta e Alexandre Cavalcanti)
Seguem sugestões de texto e áudio (editado para rádio) sobre encontro entre os ministros do Turismo e do Esporte.
 
Ministros do Turismo e do Esporte unem forças para promover o Brasil
Ministros das duas pastas debatem estratégias de apoio mútuo e planejam construir um calendário de eventos que beneficie os dois setores
Com a intenção de aproximar os interesses e promover ações conjuntas, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, se reuniu nesta terça-feira (30) com o ministro do Esporte, George Hilton, para tratar da preparação do país para a Olimpíada. Entre os temas debatidos está a oportunidade de usar o megaevento para promover o Brasil no exterior.
Henrique Alves reforçou que turismo e esporte devem andar sempre juntos. “A importância desses dois setores está mais do que provada. Porém, a prática não se traduz em ações, em números ou orçamento. Queremos formar aqui uma aliança, com o apoio da presidenta Dilma Rousseff, para valorizar o esporte e o turismo no Brasil”, afirmou o ministro Henrique Alves.
O ministro George Hilton propôs a criação de um calendário que reúna eventos esportivos com atrações turísticas. “Todo turista que vem ao evento deseja visitar o lugar. Queremos, a partir dessa integração, construir um calendário que una eventos esportivos com eventos de lazer e atrações turísticas. Vamos fomentar e oferecer não só para o turista, mas também para o povo brasileiro, um Brasil muito mais atraente”.
Henrique Alves relatou as prioridades na gestão do Ministério do Turismo, como a modernização do modelo de gestão da Embratur para tornar mais agressiva a promoção internacional do país. Segundo o ministro, o Esporte pode usar dessa estrutura para divulgar seus grandes eventos no exterior. “Temos alguns programas técnicos, e o ministro do Esporte tem outros. Vamos fazer uma reunião na próxima semana para buscar ações conjuntas. Unidos, teremos mais voz ativa. Por isso, vamos trabalhar a quatro mãos”, completou Alves.
Fotos: paulino Menêzes
(Henrique Alves e George Hilton)

Assessoria de Imprensa

Ministério do Turismo

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.