Moda ensinada por quem faz moda: Ronaldo Fraga participa de bate-papo com alunos da UnP

A moda vive e ganha vida a cada dia, ultrapassa os muros culturais, crises políticas ou econômicas, se inventa e reinventa. Muito além dos acessórios e das roupas exibidas em desfiles e expostas nas vitrines, a moda é uma profissão e por trás dela há estudiosos, teorias, literatura, memórias, história e paixão, muita paixão. Esse é um resumo de um bate-papo sobre moda que aconteceu na noite da quarta-feira, dia 22 de março, na Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate.

À frente da conversa, a pesquisadora em negócios da moda, Doutora Ana Paula Miranda e o renomado estilista mineiro de fama internacional, Ronaldo Fraga, que estiveram em Natal a convite do SENAI. O público foi formado por alunos e professores da Graduação em Design de Moda e da Pós-Graduação em Cultura da Moda da UnP. O encontro foi organizado pela Professora Virgínia Borges Azevedo, Designer de Moda com mestrado em Estudos da Mídia, que coordena o curso de Pós-Graduação em Cultura da Moda.
A noite ímpar rendeu aprendizados e encantamentos, mas, principalmente, resultou em um olhar mais “pé no chão” sobre o mercado da moda. Ana Paula Miranda, com um currículo que soma teoria e prática nos segmentos de fashion branding e comportamento de consumo, iniciou falando aos alunos sobre a importância do estudo na área da moda. De acordo com a expert, “quando você estuda, você compreende o porquê das coisas e, só assim, é possível interferir na realidade sem repetir discursos, inovando. O estudo leva ao conhecimento que, por sua vez, possibilita a inovação”.

Com uma carreira que fala por si, Ronaldo Fraga não só faz moda como também ensina sobre. Na UnP, deu seguimento ao bate-papo apresentando um vídeo sobre sua coleção Inverno 2016 “E por falar de amor”, que foi criada com base em sua visão sobre esse tão intenso sentimento. O conceito e as etapas de elaboração de sua atual coleção são minuciosamente expostos na tela e uma narrativa resume a obra do autor: “Em tempos de guerra, falar de amor é um ato de subversão e resistência… amor dá pano pra mangas, pra vestido, pra ternos e para um guarda-roupa inteiro”.

Os convidados especiais do bate-papo responderam às dúvidas dos alunos, trouxeram doses sobre a realidade da área e deixaram mensagens importantes para os futuros profissionais. Ronaldo Fraga comentou que na moda há espaço para muito trabalho, muita pesquisa, estudos, reinvestimentos, e todas as etapas de criar e comercializar devem ser pensadas de forma rápida. Para o estilista, “o grande segredo para criar é ter repertório e ressignificar tudo ao seu redor”. Seu conselho final aos alunos da UnP foi simples e direto: “a vaidade é um erro. Na moda não se deve pensar em concorrência, mas em trabalhar com paixão, organização, pensando na alma e na qualidade do produto e, principalmente, estar disposto a trabalhar muito”.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.