Mossoró comemora feriado da liberdade nessa quinta (30)

No dia 30 de setembro é comemorado, historicamente, o dia da liberdade em Mossoró, cidade a 280 quilômetros da capital Natal. A data, inclusive, é feriado na cidade, que recebe uma programação cultural especial em alusão ao dia.

No ano de 1883, nesta mesma data, a cidade de Mossoró libertava seus escravos, cinco anos antes da Lei Áurea ser assinada e abolir a escravidão no país

A ideia de Mossoró libertar os escravos surgiu a partir de uma homenagem prestada pela maçonaria ao casal Romualdo Lopes Galvão, líder da política e do comércio local em 1883. A proposta tomou força com o apoio popular e naquele mesmo ano foi instalada, na Câmara Municipal, a “Sociedade Libertadora Mossoroense”.

O grupo estabeleceu como meta libertar os 86 escravos que viviam na cidade. Foi instituído então o dia 30 de setembro para que todos os escravos fossem libertos. O objetivo foi alcançado.

Após receberem a liberdade, eles continuaram vivendo nas fazendas, não mais como cativos, e sim como funcionários remunerados.

Desde então, o dia 30 de setembro passou a ser a grande data cívica mossoroense. Em 1913 a data foi declarada, através de lei, como feriado municipal.

Em homenagem ao pioneirismo da “capital do Oeste” na abolição da escravatura, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou no dia 23 de setembro, por unanimidade, a autorização para o poder Executivo transferir de forma temporária a sede do Governo Estadual para Mossoró. A mudança aconteceu entre o dia 28 e esta quinta-feira, 30 de setembro.

No feriado municipal da Liberdade, Mossoró terá programação cultural gratuita em três pontos da cidade com teatro, música e artes visuais. 

A partir das 18h, no Partage Shopping, a Cia Bela Trupe de Teatro fará a última apresentação da esquete “Marca de Mossoroense”, dentro da programação da Exposição Auto da Liberdade Memórias, que ficou em cartaz de 1º a 30 de setembro. A esquete aborda os quatro atos libertários de Mossoró.

Já às 19h, a Fanfarra Independente de Mossoró (FIM) se apresenta na Estação das Artes Elizeu Ventania. O grupo fará um show com repertório repleto de músicas que são sucessos do momento e clássicos nos mais variados gêneros musicais para manter a tradição que já existe há 26 anos. A apresentação é aberta ao público.

A programação cultural continua na Praça Cícero Dias, localizada em frente ao Teatro Municipal. A cantora Katharina Gurgel se apresenta com o show “Vaca Profana”, em homenagem à vida e carreira de Gal Costa. A apresentação começa a partir das 20h e também é aberta ao público. 

O pioneirismo de liberdade é um dos principais atos da história de Mossoró, que há 20 anos os artistas da terra encenam no espetáculo Auto da Liberdade para milhares de pessoas. Porém, a pandemia da Covid-19 inviabilizou a realização do espetáculo Auto da Liberdade no ano passado e em 2021.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.