Mostra Bordados de Caicó entra em exposição no Rio de Janeiro

Os famosos bordados de Caicó, 283 km distante de Natal, estão em exposição no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. Em mais de 200 peças bordadas, objetos e referências culturais, os visitantes vão poder conferir o universo do bordado de Caicó, que vem sendo passado de mãe para filha desde meados do século 19. 

Com curadoria do designer Renato Imbroisi, a exposição aberta ao público nesta terça-feira (7) revela a diversidade e a tradição do bordado de Caicó, conhecido no Brasil e no mundo por sua beleza, regionalidade, excelente qualidade e acabamento impecável. 

A Mostra Bordados de Caicó segue até o dia 6 de março de 2022 e traz também renovação em criações desenvolvidas nas oficinas dirigidas pelo curador junto com a designer e ilustradora Lui Lo Pumo.

“É muito importante trazer para o Rio de Janeiro o trabalho de cerca de 2.700 artesãs, em que a maioria são mulheres, de 12 municípios de uma região nordestina muito importante, a do Seridó. Entre esses municípios, podemos destacar dois: Caicó e mais um outro município pequeno, com cerca de 2.500 habitantes, chamado Timbaúba dos Batistas, onde só nele somam 700 bordadeiras”, destacou o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto. 

A origem do bordado de Caicó remonta à chegada de famílias vindas da Ilha da Madeira, em Portugal, para o Rio Grande do Norte. Sob influência dessas imigrantes, as mulheres começaram também a fazer esse tipo de bordado, que adquiriu feições locais, sem perder traços de sua origem. 

Na exposição, uma saia bordada em 1906 e outros objetos centenários de um acervo familiar revelam a ancestralidade desta arte. Uma tela da artista plástica potiguar Ariell Guerra, filha de família caicoense, representando a região, foi transposta para tecidos bordados e tudo isso estará exposto.

G1

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.