Museu Câmara Cascudo estende campanha de financiamento coletivo para expor obra de José Costa Leite

Foto: Cedida

O Museu Câmara Cascudo continua com a campanha de financiamento coletivo pela internet para garantir a preservação, tratamento e exposição das matrizes de xilogravura de José Costa Leite, um dos maiores acervos da região Nordeste. A arrecadação segue aberta até domingo (20) no site benfeitoria.com/josecostaleite.

Selecionado no edital Matchfunding BNDES+ 2020, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto já arrecadou os R$ 121 mil necessários para garantir a execução da primeira fase. Agora, a instituição busca arrecadar mais R$ 50 mil para assegurar a execução total do projeto, que inclui a organização de uma exposição sobre o acervo do artista.

Caso a nova meta seja alcançada, o museu da UFRN vai promover uma grande exposição sobre a vida e a obra de José Costa Leite, apresentando a coleção de matrizes adquiridas e outras coleções públicas e privadas, incluindo dispositivos de acessibilidade para deficientes auditivos e visuais. Com os recursos já adquiridos, o projeto prevê ainda a compra e a digitalização de todas as peças e a divulgação do acervo pela internet.

As regras do matchfunding são as mesmas de uma campanha de financiamento coletivo. O projeto é divulgado através do portal Benfeitoria. Para cada R$ 1 investido na campanha através do site, o BNDES investe outros R$ 2 no projeto. As doações vão de R$ 10 a R$ 5 mil. Os recursos financeiros serão gerenciados pela Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura, que também está responsável por toda a gestão burocrática do projeto.

Cada doador recebe uma recompensa em forma de presentes para guardar um pouco da arte de José Costa Leite. As recompensas variam de acordo com o valor da doação, mas podem ser bottons, camisetas, ecobags, ou até xilogravuras inéditas do artista.

José Costa Leite é paraibano radicado em Pernambuco e considerado um dos mais antigos poetas e ilustradores ainda em atividade. Tem 93 anos e mora na cidade de Condado, bem perto da divisa com o estado da Paraíba. As matrizes de madeira guardam a história da própria arte, mas ficam armazenadas de forma precária em caixas de papelão.

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