No dia 02.12.1908 o sacerdote Walfredo Gurgel nascia na cidade de Caicó, no RN

Monsenhor Walfredo Dantas Gurgel era filho do professor Pedro Gurgel do Amaral e Oliveira, e da parteira caicoense Joaquina Dantas Gurgel. Cursou o primário em Caicó, fez o Seminário Menor em Natal e cursou Filosofia e Teologia em Roma. 

Walfredo desempenhou as funções de vice-reitor, reitor e professor do Seminário de São Pe…dro, foi vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Guia na cidade de Acari, e posteriormente Vigário da Paróquia de Santana, em Caicó. Foi vigário-geral da Diocese de Caicó e fundou o Ginásio Diocesano.

No ano de 1945, elegeu-se deputado federal do Rio Grande do Norte na legenda do Partido Social Democrático(PSD) e atuou como constituinte no ano de 1946.

Na eleição estadual de 1960, foi eleito vice-governador do Rio Grande do Norte com 115.702 votos, pela coligação “Cruzada da Esperança” na chapa encabeçada pelo jornalista Aluizio Alves do PSD. Walfredo derrotou o mossoroense Vingt Rosado, companheiro de chapa do deputado federal Djalma Marinho, ambos da UDN. No ano de 1962, elegeu-se senador da República renunciando ao cargo de vice-governador.

No pleito de outubro de 1965, disputou o governo do Estado pelo PSD, tendo o deputado Clóvis Coutinho da Motta do Partido Trabalhista Brasileiro(PTB), como companheiro de chapa. Com o apoio do governador Aluízio Alves, Walfredo Gurgel elegeu-se com 151.349 votos derrotando o senador Dinarte Mariz, candidato a governador da União Democrática Nacional(UDN). Tomou posse em janeiro de 1966 e governou o Rio Grande do Norte até março de 1971, sendo sucedido no cargo pelo governador Cortez Pereira.

Walfredo Gurgel faleceu em 04 de novembro de 1971, na cidade de Natal/RN, vítima de um câncer de pulmão, porém seus restos mortais repousam na Catedral de Sant’Ana de Caicó

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.