Notícia que afirma que Pablo Vittar receberá R$ 5 milhões da Lei Rouanet é falsa

O ‘print’ da manchete de uma notícia falsa publicada no Facebook está movimentando as redes sociais. No post, afirma-se que a cantora Pablo Vittar receberia R$ 5 milhões de incentivo da Lei Rouanet. A matéria é atribuída ao site da Folha de S. Paulo.

No entanto, quem tem o mínimo de atenção deve ter notado que não há link direcionando para a matéria, nem a publicação no Diário Oficial da União e que o título é longo demais, algo incomum e não utilizado pela Folha – e nem por qualquer outro portal de notícias.

Apesar de ser falsa, o texto fantasioso movimentou a internet, com diversas opiniões contrárias, em geral com forte cunho homofóbico, mas também com pessoas defendendo a diversidade e o incentivo fiscal à cultura que a Rouanet permite.

Discussões à parte, é certo que Pablo Vittar não recebeu nenhuma quantia da lei citada e a matéria é mais um exemplo de fake news, isto é, notícias criadas para movimentar a internet e atrair likes e, muitas vezes, com forte cunho preconceituoso e tendencioso.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.