O que é Clubhouse? Saiba como a rede social funciona e como participar

Foto: NurPhoto/Getty Images

Você provavelmente já ouviu falar sobre o Clubhouse. A rede social ganhou evidência nas últimas semanas, impulsionada pela presença de famosos como Elon Musk. Mas, afinal, como ela funciona?

Lançado em março de 2020, o Clubhouse é uma plataforma de bate-papo. Em vez de texto, porém, os participantes interagem por meio de áudios. É possível acessar diferentes salas e ouvir ou participar de conversas.

Em geral, elas são criadas para discutir temas específicos. Nas salas maiores, um moderador determina quem pode falar e em qual momento. Ele também pode ser a única pessoa falando, enquanto os demais participantes apenas escutam. Cada sala pode ter no máximo 5 mil ouvintes.

Em salas menores, é possível manter os microfones de todos os integrantes abertos, estimulando que eles conversem livremente. Não é possível gravar as conversas para acessá-las posteriormente.

Como criar uma conta no Clubhouse?

Por enquanto, apenas quem recebe um convite pode participar do Clubhouse. Os interessados podem pedi-lo diretamente a um conhecido ou entrar em uma lista de espera, sincronizada com os contatos do celular.

O aplicativo, por enquanto, está disponível apenas para o sistema iOS, utilizado pelos iPhones. Segundo os desenvolvedores, uma versão para smartphones Android deve ser lançada em breve. A plataforma também deve passar a oferecer funcionalidades pagas aos usuários.

Segundo Paul Davison, CEO do Clubhouse, também há planos de liberar o acesso a todas as pessoas, sem a necessidade de convites. Ele diz o app foi criado para promover diálogos reais em um momento em que outras redes sociais, como Twitter e Facebook, tornam-se mais tóxicas.

Por que o Clubhouse faz tanto sucesso?

Apesar de ter sido lançado no ano passado, o aplicativo ficou mais famoso recentemente, após o empresário Elon Musk participar de uma conversa. Mas também atraiu outros famosos, como a apresentadora Oprah Winfrey e o ator e investidor Ashton Kutcher.

A presença de celebridades é um dos motivos para a atual curiosidade dos usuários em relação à rede social, que também atrai pessoas interessadas em conversar sobre diferentes temas – do aprendizado de idiomas ao BBB.

ÉPOCA NEGÓCIOS

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.