Obama pede votos a Biden em evento na Pensilvânia, estado chave das eleições nos EUA

Foto: AP Photo/ Matt Slocum

O ex-presidente Barack Obama pediu votos ao candidato democrata Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, durante comício na Pensilvânia — um dos estados mais importantes na corrida para os 270 votos no Colégio Eleitoral.

Foi a primeira vez que o ex-presidente discursou presencialmente em evento oficial de Biden. O atual candidato foi vice de Obama entre 2009 e 2017.

Em discurso, o democrata reforçou o pedido para que os americanos não deixem de votar. Nos EUA, o voto não é obrigatório, e a variação da taxa de comparecimento às urnas pode decidir uma corrida eleitoral.

“As respostas para os mais jovens, quando eu falo com eles, não é que votar torna tudo perfeito. Votar torna as coisas melhores”, disse Obama.
O ex-presidente discursou no norte de Filadélfia, maior cidade da Pensilvânia. O estado, com 20 votos em jogo no Colégio Eleitoral, deu vitória a Donald Trump por uma pequena margem após anos de domínio democrata. Por isso, o eleitorado local é um dos mais estratégicos da corrida à Casa Branca.

Reta final da campanha

A rara aparição pública de Obama, alvo frequente dos ataques de Trump e ainda uma das principais estrelas do Partido Democrata quatro anos após deixar a Casa Branca, vem em um momento crítico.

Biden e Trump se encontram no segundo debate entre ambos na noite de quinta-feira (22), o que dará ao republicano uma chance de mudar o curso da disputa, que tem o democrata na liderança das pesquisas nacionais.

Nesta noite, Trump discursará em um comício na Carolina do Norte, outro estado importante na corrida pelos votos no Colégio Eleitoral. O republicano venceu por lá em 2016, mas pesquisas recentes indicam que o resultado ainda está em aberto.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.