Rio de Janeiro: Operação no Jacarezinho deixa 25 mortos, uma das vitimas é um policial civil atingido na cabeça

Foto: Reginaldo Pimenta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Uma operação policial, deflagrada nas primeiras horas desta manhã, na zona norte do Rio de Janeiro deixou ao menos 25 mortos e cinco feridos nesta quinta-feira (6). Duas vítimas estavam em uma composição do metrô parada na estação de Triagem quando foram atingidas por balas perdidas, segundo a polícia. O policial civil André Farias foi baleado na cabeça e morreu, segundo a polícia.

Os passageiros foram socorridos e levados para os hospitais Salgado Filho e Souza Aguiar, na capital. Segundo informações, entre os mortos está um policial e um trabalhador – os demais teriam envolvimento com o crime.

Desde o fim da madrugada, um intenso confronto é registrado na cidade. A Polícia Civil confirmou que há uma operação da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente Vítima em uma comunidade próxima de onde metrô e trens operam.

Segundo a plataforma digital Fogo Cruzado, que registra dados de violência armada desde julho de 2016, é o maior número de mortes durante uma operação da polícia em uma comunidade desde o início dos levantamentos. Desde junho do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu operações em favelas durante a pandemia. A decisão permite ações apenas em “hipóteses absolutamente excepcionais”.

Para isso, os agentes precisam comunicar ao Ministério Público sobre o motivo da operação.

O Metrô Rio informou que as pessoas foram feridas na estação de Triagem após o vidro de uma das composições, que seguia para o Centro do Rio, aparentemente ser atingido por projétil vindo da área externa. O Samu foi acionado e as vítimas foram imediatamente atendidas por equipes da estação. O estado de saúde delas não foi divulgado até o momento.

A concessionária também divulgou que o serviço entre as estações Maria da Graça e Triagem (linha 2) chegou a ser interrompida, mas foi retomada por volta das 7h.

O confronto também afetou o funcionamento dos serviços de trem. Em nota, a SuperVia, concessionária que administra os trens da Região Metropolitana do Rio, informou que o transporte alterou a circulação das composições que passam pela estação Jacarezinho.

“Em função de tiroteio nas proximidades da estação Jacarezinho, as partidas da Central do Brasil para Belford Roxo estão suspensas. Os trens do ramal estão circulando apenas entre as estações Del Castilho e Belford Roxo. A todo momento, os passageiros estão sendo informados sobre a situação por meio do sistema de áudio dos trens e estações”, diz a nota. Um advogado da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanha o caso. Com informações de G1/CNN Brasil

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.