
Operação policial no Rio de Janeiro deixa ao menos 8 mortos; 7 fuzis e 14 granadas foram apreendidos
Uma operação conjunta da Polícia Militar, Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio, deixou pelo menos oito mortos após intenso confronto, nesta sexta-feira (11). As equipes chegaram à Penha antes das 5h, quando começou o tiroteio.
Por precaução, 17 escolas da rede municipal não abriram e terão aulas apenas on-line. As Clínicas da Família Felipe Cardoso, Aloísio Novis e Klebel de Oliveira suspenderam as atividades externas.
Nas redes sociais, moradores relataram confrontos e medo de sair de casa. “Sem condições de sair para trabalhar nessa chuva de balas!”, disse um. Leia mais depoimentos aqui.
Chico Bento era alvo
As forças de segurança buscavam cumprir mandados de prisão contra uma quadrilha de roubo de cargas.
O principal alvo é o traficante Chico Bento do Jacarezinho, um dos chefes do Comando Vermelho. Segundo as investigações, ele está na Vila Cruzeiro desde que o Jacarezinho foi ocupado pelo Programa Cidade Integrada, há quase um mês.
De acordo com a PM, a operação também visava a frustrar planos para atacar as bases do Cidade Integrada no Jacarezinho.
Até a última atualização desta reportagem, um homem havia sido preso e foram apreendidos:
- 7 fuzis
- 4 pistolas
- 14 granadas
- 72 kg de pasta básica de droga
PM diz que busca atuar com segurança
Em entrevista ao Bom Dia Rio, o secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho, disse que a ação desta manhã é resultado de um trabalho de inteligência.
“É uma operação integrada entre a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal em cima de um trabalho de inteligência que foi feito durante alguns dias, alguns meses. A informação que nós tínhamos era que integrantes de uma grande facção estavam escondidos”, explicou Marinho.
Ainda de acordo com o secretário, a operação buscou atuar com segurança e minimizando os riscos. “Encontramos uma grande resistência para avançar e cumprir nossos objetivos, e provavelmente esses elementos estavam nessa resistência”, ressaltou.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.