Operação Raposa, do GAECO-RN, prende tesoureiro da ex-presidente da Câmara Municipal de Canguaretama, Lila, em Caiçara do Norte

O controlador da Câmara Municipal de Caiçara do Norte/RN e ex-tesoureiro da Câmara Municipal de Canguaretama/RN – na gestão da então Vereadora Lila -, Clenilson da Silva Costa, foi preso temporariamente por envolvimento em um esquema que usava nomes de “laranjas” para recebimentos de dinheiro público, enquadrado na lei como lavagem e ocultação de ativos. Além dele, também foi alvo da “Operação Raposa” o vereador do município, Janailton Francisco Ferreira, ambos são apontados como chefes do esquema. Além disso, os dois também são investigados pelos crimes de peculato, falsificação de documento público e por associação criminosa. Outros cinco mandatos de busca e apreensão também foram cumpridos na cidade.

A Operação Raposa contou com o apoio de seis promotores de Justiça, 18 servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e 24 policiais militares. Após serem presos Janailton Francisco Ferreira e Clenilson da Silva Costa, foram informados que estão afastados dos seus cargos. A Casa Lesgislativa foi um dos alvos dos mandados de busca e apreensão.

O MPRN levantou que o suposto esquema de fraudes usava indevidamente a estrutura da Câmara Municipal para o desvio de verbas públicas provenientes de contratos da Casa. As contas dos laranjas eram usadas para esconder a operacionalização dos ilícitos. Há indícios de que os chefes do esquema possivelmente falsificavam contratos e assinaturas em documentos públicos.

O material apreendido na operação será analisado pelo MPRN para apurar se há envolvimento de mais pessoas no esquema. As prisões temporárias de Janailton Francisco Ferreira e de Clenilson da Silva Costa são de 5 dias, podendo ser prorrogadas por igual período, caso não haja decretações de prisões preventivas.

Rudimar Ramon, via MPRN

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.