Orquestra formada por meninas da rede pública educacional de Caicó se apresentou no auditório da UFRN em Caicó

Aconteceu na noite de sábado (08), no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó/Campus da UFRN, o Concerto da Orquestra Sinfônica Meninas de Caicó, que faz parte do Projeto Aldo Parisot, realizado conjuntamente pela UFRN, FUNARTE, através do projeto SINOS, IFRN, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES – SEMECE/CAICÓ e Escritório BTW Madruga.

Em Caicó, o Projeto Parisot, tem levado o ensino de violino, viola e violoncelo para meninas de 10 a 15 anos da Rede Municipal de Educação.

Aldo Parisot, foi um violoncelista potiguar que por mais de 60 anos foi catedrático da Yale University, solista de grandes orquestras internacionais e parceiro musical de Heitor Villa-Lobos.

Participaram do evento, o reitor da UFRN, Professor JOSÉ DANIEL DINIZ MELO, o vice-prefeito Municipal, Toinho Santiago, que representou o prefeito Dr. Tadeu, Secretário Municipal de Educação, Sérgio André de Araújo, a Diretora do CERES, Professora Sandra Kely, Advogado Antenor Madruga, da Fundação Brazilian Shift e a Professora Ana Beatriz Presgrave.

Inicialmente, aconteceu a apresentação da Camerata da Orquestra da cidade de Luís Gomes. Eles interagiram com o público na plateia.

Também se apresentou no evento, o Quinteto Tabilo. O grupo homenageou o renomado violinista Yerko Tabilo, célebre primeiro violino do Quinteto da Paraíba, que em muitas oportunidades foi de forma voluntária à Luís Gomes, participar na formação de jovens instrumentistas de cordas. Os integrantes realizam curso de graduação na Escola de Música da UFRN e tem um repertório que valoriza a produção musical do Nordeste e do Rio Grande do Norte.

A cantora finlandesa, Tuuli Wallenius, cantou músicas acompanhada pelas orquestras no palco do auditório.

O reitor da UFRN, Daniel Diniz de Melo, falou de esperança ao ver as apresentações das crianças que estão há apenas 90 dias aprendendo música.

“Esse projeto representa, sobretudo, esperança. É um projeto que envolve meninas da rede pública de educação aqui de Caicó. Foi uma noite emocionante. A gente viu isso no rosto de cada pessoa, inclusive das meninas do projeto. Para a UFRN, é motivo de muita alegria. É um sentimento de que a instituição está cumprindo com o seu papel, com a sua missão. Nossa missão aqui em Caicó, é muito importante”, disse o reitor Daniel Diniz de Melo.

A diretora do Ceres/UFRN em Caicó, Sandra Kelly, disse que “o momento foi especial. Uma noite de muita luz e beleza, graças a essas meninas maravilhosas do projeto, mostrando que a música pode transformar a vida das pessoas e a universidade fazendo a sua parte”.

O Secretário de Educação de Caicó, Sérgio André de Araújo, contou que “a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, compreendeu a importância desse projeto, então, nos tornamos parceiros. As meninas estão apenas com 90 dias de projeto. Nossa perspectiva é expandir e dar mais condições ao projeto. No projeto, as meninas têm aulas, 3 vezes por semana. O público atendido é de 10 a 15 anos. As escolas atendidas são as de anos fundamentais, ou seja, que tem do 6º ao 9º ano. A Secretaria viabilizou ônibus para transportar as meninas”.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.