Padre ortodoxo é baleado em Lyon, na França, diz polícia local

Foto: AFP

Um padre ortodoxo foi baleado e ferido neste sábado (31) em uma igreja no centro de Lyon, cidade ao sul da França. O autor dos disparos fugiu na sequência, disseram uma fonte da polícia e uma testemunha.

O padre foi baleado duas vezes por volta das 16h (11h, horário de Brasília) ao fechar a igreja, e recebeu tratamento no local, disse a fonte. Testemunhas disseram que era uma igreja Ortodoxa Grega. A polícia isolou imediatamente a área.

Segundo a polícia francesa, um suspeito foi preso horas depois. Autoridades locais e promotores disseram que ainda não está claro quais foram os motivos do ataque.

O incidente acontece dois dias depois de um homem ter decapitado uma mulher e matado duas outras pessoas em Nice, e duas semanas depois que um professor de uma escola em um subúrbio de Paris foi decapitado por um checheno de 18 anos que aparentemente ficou furioso com o professor que exibiu um cartoon do profeta Maomé em sala de aula.

O presidente Emmanuel Macron enviou milhares de soldados para proteger lugares como locais de culto e escolas, e ministros do governo alertaram que outros ataques de militantes islâmicos poderiam acontecer.

O ataque de Nice, no dia em que os muçulmanos comemoram o aniversário do profeta Maomé, ocorreu em meio à crescente irritação muçulmana em todo o mundo pela defesa da França do direito de publicar caricaturas retratando o profeta.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, disse que haverá uma reunião de emergência para debater o caso. “Ainda não tenho informações específicas sobre as circunstâncias. Preciso lhes dizer que vocês devem contar com toda a determinação do governo para permitir que cada um e todos pratiquem o seu culto em total segurança e em total liberdade”, afirmou.

POR REUTERS

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.