Páscoa: alta de 189% do cacau deve impactar venda dos ovos de chocolate; Vídeo

A Páscoa deve sair mais cara para o bolso dos brasileiros e dos supermercadistas nesse ano. É o que diz a Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia) em sua nova previsão, isso porque o preço do cacau obteve uma alta de 189%, com picos de até 300%, nos últimos 12 meses anteriores a dezembro de 2024. Para Leandro Rosadas, especialista em gestão de supermercados, essa brusca mudança pode estar ligada a questões climáticas.

As altas nos preços devem ocorrer em todo o Brasil. “O cacau é um dos insumos mais voláteis do mundo e 70% da produção vem da África Ocidental. O aumento do seu valor vem acontecendo por diversos fatores, principalmente o climático, isso porque as chuvas fora de época e as secas intensas derrubaram a produção”, avalia o especialista

Rosadas destaca também que as doenças das lavouras também tem um papel nessa elevação, já que o fungo Vascular-streak Dieback foi responsável pela destruição de plantações inteiras na Costa do Marfim e em Gana, principais produtores do Cacau. “São dois fatores que fazem com que haja menos cacau disponível para venda, o que faz com que grandes compradores corram para estocar, aumentando o preço”, explica Leandro.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.