Pau dos Ferros ganha oficina ortopédica para portadores de necessidades especiais

Natal, 10 de outubro de 2017 – A Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (ABNSC), no município de Pau dos Ferros, recebeu cerca de R$ 630 mil (renúncia fiscal) do Banco do Nordeste por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas).

Os recursos foram utilizados para implantação da oficina ortopédica, que fornece equipamentos para pessoas amputadas ou que nasceram com algum tipo de necessidade especial. Um dos objetivos da ação é reduzir o número de pacientes com estado agravado por demora na aquisição de seus aparelhos de órteses/próteses.

Desde janeiro de 1994, a instituição filantrópica destina-se à prestação de serviços médico e assistencial para habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência. Coordenada por Nadja Diógenes, a Associação conta com 38 funcionários e atende, atualmente, 2.300 usuários, com uma média de 300 pacientes por mês, entre crianças e adultos vindos de toda a região do Alto Oeste potiguar.

A cidade de Pau dos Ferros é uma das mais distantes da capital Natal (460 km) e concentra uma grande demanda de serviços por parte da população, inclusive na área de saúde, por ser um município polo. Evitar grandes deslocamentos desses pacientes é um dos principais benefícios do projeto, que foi visitado, recentemente, pelo superintendente estadual do BNB no RN, Fabrizzio Feitosa.

“A preocupação da ABNSC é ser uma iniciativa completa, que oferece assistência psicológica, nutricional e treinamento para o uso da prótese. Agora, com uma oficina de equipamentos modernos, muitos deles importados da Alemanha, a instituição fica ainda mais importante para a sociedade. Os usuários são encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e eles não encontrariam esse suporte tão facilmente, muito menos sem custo”, afirmou o gestor.

De acordo com a coordenadora Nadja, a Associação foi, recentemente, habilitada como Centro Especializado em Reabilitação pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e está passando por uma reestruturação. “Nossa missão é atender bem milhares de pessoas com deficiência física ou intelectual, de nascença ou adquirida, para que tenham a chance de obter e se adaptarem às próteses e assim terem melhor qualidade de vida”.

Pronas

O Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas) foi instituído pela Lei nº 12.715/2012, implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da pessoa com deficiência. Pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com doações para projetos nessa área poderão se beneficiar de deduções fiscais no Imposto de Renda.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.