Peça premiada sobre “Pernambuco Colônia em Caicó” fará espetáculo em Caicó

0a

Com duas apresentações de um espetáculo que narra a trajetória da judia Branca Dias, no sec. XVI e três oficinas de cultura e esporte a Cia. Popular de Camaragibe chega no Sertão do Seridó.

Com texto da carioca Miriam Halfim e encenação do pernambucano Emanuel David D´Lúcard, o espetáculo Senhora de Engenho – entre a Cruz e a Torá, fará duas apresentações em Caicó, dando continuidade a Circulação Nacional, incentivado pelo Funcultura, um programa do Governo de Pernambuco. Possibilitando atingir outras plateias, ambas as apresentações contarão com um interprete de libras e com uma debatedora especialista em judaísmo.

O Salão Nobre da Antiga Prefeitura, receberá um récita no dia 13 de janeiro, às 20h, com ingressos sendo 01 kg de alimento não perecível, que será destina a uma instituição social do município. A apresentação que é uma contrapartida social, será na CEDUC, para jovens em privação de liberdade, também no dia 13, às 13h. Ainda na instituição haverá na manhã do dia 14, oficinas de teatro com Cláudia Alves, de frevo com Francis de Souza e de futebol com Francis Silva, integrantes da Cia. Popular de Camaragibe.

O espetáculo narra a trajetória da judia Branca Dias, figura emblemática do Brasil quinhentista, que fugida da inquisição em Portugal, chega à capitania de Pernambuco em 1554 e encontra um panorama bem diferente ao que almejava: um engenho de cana de açúcar inóspito, com hábitos rudimentares, com seu esposo vivendo uma nova vida e o desafio de resgatar e promover sua fé, frente a todas as adversidades da época.

A encenação, disposta em arena, convida a plateia a sentar à mesa de jantar da protagonista e vivenciar no mesmo ambiente todas as intrigas e reviravoltas dessa emocionante história da cristã nova, que deixou nos anais da história Pernambucana e do Brasil um grande legado de coragem e determinação.

Em quatro anos de estrada, a saga desta mulher iluminada realizou sete temporadas, participou de seis festivais em Pernambuco, e como destaque tem-se a participação no 8ª Festival Internacional de Teatro Itinerante por Chiloé Profundo-FITICH, no Chile, em 2013 e o prêmio de Melhor Espetáculo Júri Popular, no Janeiro de Grandes Espetáculos de Pernambuco, em 2014, com indicações a Melhor Atriz (Patrícia Assunção), Ator Coadjuvante (Pedro Dais), Atrizes Revelações(Claudia Alves e Dul Santos) e Melhor Cenário (Bernardo Júnior).

A próxima parada do espetáculo será na cidade de Brejo da Madre de Deus no agreste pernambucano, com o mesmo processo, sendo uma apresentação aberta para o público e outra para uma escola publica.

Ficha Técnica:
Texto: Miriam Halfim
Encenação, Programação Visual, Seleção Musical: Emanuel David D’ Lucard
Elenco: Barbara Warner, Cláudia Alves, Dul Santos, Euclides Farias, Francis de Souza, Geraldo Cosmo, Lom Paz, Francis Silva, Maria Eduarda, Patrícia Assunção, Pedro Dias, Willam Gomes e Wanderson Oliveira.
Assistente da Encenação: Fabiana de Souza
Execução de Cenário e Adereços: Bernardo Junior
Criação, Pesquisa e Execução do Figurino: Francis de Souza
Plano de Maquiagem: Cláudia Alves
Designer e Execução de Luz: João Paulo
Contrarregras: Edson Rodrigues e Josinaldo Alves
Debatedora: Suzana Veiga
Interprete de Libras: Leonardo Ramos
Produtor Executivo: Juvino Agner
Produtora Cultural: Patrícia Assunção
Realização: Companhia Popular de Teatro de Camaragibe

serviço
Senhora de Engenho – entre a Cruz e a Torá

Ceduc
13.01.2017 – às 13h,
Apresentação Fechada

Salão Nobre da Antiga Prefeitura
13.01.2017 – às 20h.
Ingresso 1 kg de Alimento

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.