“Pelo quarto ano seguido, Brasil é um dos 10 piores países do mundo para se trabalhar”; É o que revela um grupo de sindicalistas

O Brasil, pelo quarto ano seguido, está entre os dez piores países do mundo para se trabalhar. A conclusão é do Índice Global de Direitos, estudo anual realizado pela Confederação Sindical Internacional (CSI), que analisa o respeito aos direitos dos trabalhadores em 148 países do mundo.

De acordo com o Índice Global de Direitos da CSI, a situação dos trabalhadores brasileiros seguiu piorando em 2022, trajetória que começou com a aprovação da reforma trabalhista (lei 13.467/2017), pelo governo Michel Temer (MDB), e comandada pelo então deputado federal pelo RN, Rogério Marinho (PL), após o golpe que derrubou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

“Desde a adoção da Lei 13.467, todo o sistema de negociação coletiva desmoronou no Brasil, com uma drástica diminuição de 45% no número de acordos coletivos concluídos”, afirma a pesquisa, que destaca ainda os impactos da pandemia entre os trabalhadores.

“A mão de obra, especialmente no setor de saúde e na indústria de carnes (frigorífica), teve que fazer frente às duras consequências da péssima gestão da pandemia de coronavírus por parte do presidente [Jair] Bolsonaro [PL], com a deterioração de suas condições de trabalho e o enfraquecimento das medidas de saúde e segurança”, complementa o texto.

Fonte: Sindicato dos bancários

1 Comentário

Caicoense

jul 7, 2022, 10:34 am Responder

Parei em “após o golpe que derrubou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT)”. GOLPE? já demonstrou que a matéria foi feita por militante do PT, PSOL, PC do B,PSTU, PCO, etc ou qualquer outro partido de esquerda. Perdeu a credibilidade.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.