Planos de saúde crescem 9,5% no Rio Grande do Norte

Os planos de saúde no Rio Grande do Norte ganharam 48,6 mil usuários entre setembro de 2020 e setembro de 2021 e registraram o maior aumento percentual do Brasil (9,5%), de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em números absolutos, o Estado tinha 511.932 usuários em setembro do ano passado ante 560.615 em setembro último. Dois Estados do País apresentaram queda nos doze meses analisados pela ANS: Maranhão (-2,1%) e Acre (-1,8%).

No mesmo período, a Unimed Natal adquiriu cerca de 25 mil clientes. Parte desses novos usuários veio da incorporação com outra operadora, a Unimed Federação RN. No acumulado, a empresa considera um crescimento sustentável e diz que ele se deu porque os usuários passaram a colocar a saúde como item prioritário, em decorrência da pandemia.

Aumento nos preços

A alta procura pelos planos de saúde no Rio Grande do Norte é seguida pelo aumento dos preços dos novos contratos. Na Unimed Natal, o reajuste foi de 6% em 2021, conforme informado pela operadora.  “A alta se deu pelo aumento na utilização dos planos e também pela disparada nos custos médico-hospitalares”, afirmou a empresa. 

 A Unimed frisa, no entanto, que houve diminuição nos preços das mensalidades para os clientes que já possuíam plano, conforme determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Fonte: Tribuna do Norte

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.