Policiais prendem suspeito de tiroteio em bonde elétrico na Holanda

A polícia holandesa prendeu um homem de origem turca suspeito de envolvimento no ataque em Utrecht que deixou três mortos e cinco feridos nesta segunda-feira, disseram autoridades da cidade.

O suspeito foi identificado pela polícia como Gokmen Tanis, de 37 anos.Tanis foi preso durante uma série de operações da polícia local em residências e prédios de Utrecht. Ele aparece em uma imagem, aparentemente capturada por uma câmera de segurança de um bonde, vestindo casaco azul. O vídeo foi gravado às 10h41, ou seja, quatro minutos antes do início dos tiros.

Segundo o procurador Rutger Jeuken, Tanis já havia sido preso anteriormente – as autoridades não revelaram por qual motivo. O coordenador nacional para Segurança e Contraterrorismo da Holanda, Pieter-Jaap Aalbersberg, afirmou que “não se pode descartar a motivação terrorista”.

De acordo com a agência holandesa NOS, pessoas conhecidas de Tanis disseram que ele tinha problemas psicológicos e um “problema familiar”.

Inicialmente, tanto a polícia holandesa quanto o prefeito informara que nove pessoas haviam ficado feridas, mas a polícia corrigiu o balanço.

Segundo testemunhas, o homem sacou uma arma e começou a disparar de forma aleatória. Depois fugiu. O governo da Holanda elevou o alerta de terrorismo ao nível máximo na província de Utrecht porque o atirador está foragido.

O prefeito de Utrecht, Van Zanen, lamentou a tragédia e disse que todos estão solidários com os parentes e amigos das vítimas. “Nós abraçamos e apoiamos os que choram.”

Fonte: Agencia Reuters

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.