Prazo do IR 2026 está acabando: mutirão gratuito atende população em Natal

Com o prazo do Imposto de Renda chegando ao fim, contribuintes e microempreendedores de Natal terão acesso a atendimento gratuito para declaração, regularização de CPF e pendências fiscais nos dias 19 e 20 de maio.
A ação faz parte do Mutirão NAF 2026, ação gratuita promovida pela Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, em parceria com a Receita Federal. Realizada por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da instituição, em parceria com a Receita Federal
Os atendimentos, realizados por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da instituição, acontecem:
- dia 19 de maio, das 13h às 17h, no campus Zona Norte;
- dia 20 de maio, das 9h às 17h, no campus Salgado Filho.
Para participar, será necessária a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis.
Além do auxílio para envio da declaração do Imposto de Renda, o mutirão também vai oferecer:
- regularização de CPF;
- consultas fiscais;
- suporte para MEIs;
- emissão e regularização do DAS;
- ajuda no envio da DASN-SIMEI.
O atendimento é voltado principalmente para trabalhadores autônomos, pequenos empresários e pessoas físicas com dúvidas fiscais.
Segundo o coordenador do NAF, professor Paulo Nascimento, o objetivo é aproximar serviços essenciais da população. “Muitas pessoas ainda encontram dificuldades para reunir documentos, preencher corretamente a declaração do Imposto de Renda ou acessar orientações fiscais. O mutirão é uma forma de oferecer apoio prático, promover cidadania e facilitar o acesso gratuito da população a esses serviços”, explicou.
Além do atendimento à população, o mutirão também contribui para a formação prática dos estudantes que participam do projeto. “Com o NAF, os alunos têm contato direto com demandas reais da população e desenvolvem uma atuação profissional mais humana, ética e conectada às necessidades sociais”, acrescenta Paulo.
Documentos necessários
Para atendimento do Imposto de Renda, é recomendado levar:
- documento com foto;
- CPF;
- comprovante de residência;
- informes de rendimento;
- recibos médicos e educacionais;
- documentos de bens e dependentes.
MEIs devem apresentar:
- CPF;
- CNPJ;
- comprovantes de faturamento;
- documentos relacionados ao DAS.
Serviço
Mutirão NAF 2026 – UnP Zona Norte
Data: 19 de maio de 2026
Horário: 13h às 17h
Local: Sala de Gestão, no subsolo da UnP Zona Norte (Shopping Estação – Av. Dr. João Medeiros Filho, 2300 – Potengi)
Requisito: 2 quilos de alimentos não perecíveis
Mutirão NAF 2026 – UnP Salgado Filho
Data: 20 de maio de 2026
Horário: 9h às 17h
Local: Praça de Alimentação da UnP Salgado Filho (Av. Salgado Filho, 1610 – Lagoa Nova)
Requisito: 2 quilos de alimentos não perecíveis
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.