Prefeitos aceitam fazer parte do Consórcio do Seridó na Regionalização da Saúde

Ao participar na manhã desta segunda-feira (6), de reunião realizada na sede da Associação dos Municípios da Micro Região do Seridó Oriental (Amso), em Currais Novos, para falar da importância da Regionalização da Saúde, o secretário de Estado e da Saúde Pública do RN, George Antunes, obteve o compromisso dos prefeitos presentes da participação de seus municípios na formação do que está sendo chamado de Consórcio do Seridó, dentro do processo de regionalização.

De acordo com George Antunes, a situação da saúde pública hoje beira a calamidade. “Na próxima reunião quero discutir a lógica dos consórcios – co-gestão – na Regionalização da Saúde”. Antunes afirmou que é preciso avançar no processo de regionalização fortalecendo as unidades de saúde com equipamentos e otimizar os recursos. O secretário propôs a junção de todos para fortalecer a região no sentido de se construir uma rede de saúde forte e efetiva. 

A região Seridó foi escolhida pela Sesap para iniciar o processo de Regionalização da Saúde no Estado. Um levantamento da situação das unidades de saúde da região já está sendo feito por um Grupo de Trabalho que está à frente do processo. Três reuniões do GT da Regionalização já ocorreram na Secretaria Estadual de Saúde, duas ainda no ano passado e uma agora no início de janeiro.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Debora Costa dos Santos, na sua fala, disse que “os gestores devem honrar as pactuações” e que a regulação efetiva por região – solução para os problemas assistenciais, passa pelos consórcios. Uma proposta foi lançada na reunião, uma discussão sobre o modelo de consórcio municipal implementado no Ceará, tirando como exemplo o município de Russas no vizinho Estado.

Os prefeitos falaram sobre as dificuldades financeiras. A defasagem da tabela SUS para contratualizar com as clínicas conveniadas, bem como uma definição de quem ficará encarregado de prestar os serviços de traumatologia – Caicó ou Currais Novos – foram assuntos também debatidos na reunião.

Representantes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) falaram sobre o problema dos recursos da Farmácia Básica que está judicializado e em fase de execução.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Pública

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.