Prefeitura do Recife pagou mais de R$ 1 milhão para agenciamento das redes de João Campos em 2023

Sob a gestão de João Campos (PSB), a Prefeitura do Recife gastou cerca de R$ 1,2 milhão em 2023 com a agência Hermanos, especializada em mídia digital, para campanhas de publicidade.

De acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, a mesma agência “é contratada pelo diretório do PSB em Pernambuco para aumentar o engajamento de Campos em redes sociais”. É dito que nem o partido, nem a empresa revelaram à coluna detalhes do contrato, como o valor pago.

O levantamento da despesa foi feito pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB), que compilou gastos de janeiro a novembro do ano passado. Dezembro não entrou na listagem porque o mês ainda não foi disponibilizado pela Prefeitura no Portal da Transparência.

Conforme os dados, o montante foi pago pela Secretaria de Governo da Prefeitura, responsável pela publicidade. Ao todo, foram feitos pagamentos em março, abril, julho, agosto, setembro e novembro. 

Em alta na internet, Campos registrou uma disparada no número de seguidores ao platinar o cabelo às vésperas do Carnaval, tornando-se assunto em diversos portais e perfis de influenciadores.

“Há uma estrutura de pagamentos para exaltação da figura do prefeito que, inclusive, pode configurar campanha antecipada com recursos públicos”, afirmou o parlamentar Alcides Cardoso. 

Procurada, a Prefeitura do Recife informou em nota que “a contratação é feita a partir de licitação pública, por meio de agências de publicidade, seguindo o que prevê a legislação vigente, e com informações disponíveis no portal da transparência.”

“O gabinete também deixa claro que não há incompatibilidade com os serviços prestados, mas ressalta que toda a contratação pública para o conteúdo institucional segue ritos específicos, sem que nenhuma postagem envolvendo diretamente a imagem do chefe do executivo do municipal seja feita nos perfis da Prefeitura do Recife”, emenda a nota.

Agora, o vereador Alcides Cardoso protocolou um pedido de informações à Prefeitura sobre os gastos com o Carnaval, especificamente o montante que eventual foi pago aos influenciadores digitais que cobriram a festa.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.