Profissionais médicos e enfermeiros da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) chegam ao Rio Grande do Norte

O RN recebeu na manhã desta quarta-feira, 17, profissionais médicos e enfermeiros da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS).

O programa de cooperação foi criado em novembro de 2011 e está voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta local.

Desde a sua criação, a Força Nacional do SUS realizou mais de 53 missões de apoio a situações de desastres naturais (enchentes e deslizamentos), no apoio a gestão de grandes eventos, desassistência (apoio a reorganização da Rede de Atenção à Saúde) e atuação relacionada a tragédias com mais de 500 voluntários.

Nesse contexto, ciente da situação declarada de emergência em saúde pública na cidade de Ipanguaçu, no Oeste potiguar, em virtude das consequências das chuvas intensas recentemente registradas naquele território, o governo federal disponibilizou a atuação da FN-SUS para socorrer à população local com o diagnóstico de ações estratégicas para garantia da assistência em saúde e financiamento para medidas emergenciais referentes à aquisição de insumos básicos.

Mais uma vez, fica demonstrada a integração da esfera federal com o governo estadual no RN.

A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (SEMS/RN), de modo colaborativo à SESAP/RN, não poupa esforços para promoção de todo apoio logístico e contribui com a expertise de sua gestão para que a população da cidade de Ipanguaçu/RN enfrente com êxito os desafios impostos pelo desastre natural que aflige sua população.

O SUS SALVA VIDAS!

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.