Programa reduz número de fumantes em Jardim de Piranhas

Levantamento realizado pela Estratégia Saúde da Família (ESF) em Jardim de Piranhas, no Seridó potiguar, observou que a maior causa de mortes no município está relacionada a problemas no aparelho respiratório, responsável também pelo surgimento ou agravamento de muitos problemas cardíacos da população. Parte disso está relacionada ao hábito de fumar.

Para combater este problema, a Prefeitura criou o projeto ‘Tabagismo é possível vencer’, seguindo protocolo do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, e tem alcançado resultados acima do esperado. Segundo a ESF, desde 2016, quando a ação foi iniciada, cerca de 60% dos participantes estão conseguindo deixar o cigarro.

De acordo com George Pereira, coordenador da Estratégia, três grupos já foram formados, com cerca de 50 participantes cada. “São pessoas comuns que se interessam pela discussão e se inscrevem no projeto, interessados em melhorar sua qualidade de vida”, disse.

As pessoas ficam sabendo do projeto através dos Agentes de Saúde que informam a data das reuniões. Nos encontros, a coordenação, formada por um farmacêutico e um psicólogo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realiza a triagem através de um questionário que detecta o índice de dependência e a vontade do paciente de parar de fumar. O trabalho que dura em média três meses, continua com palestras, apresentação da metodologia, distribuição de adesivos para reposição de nicotina e oferta de tratamento psicológico para aqueles que precisam.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.