Que venha o México! Brasil avança como líder do grupo E; Alemanha está fora da Copa

Se você estava aflito, desconfiado ou com medo de uma eliminação precoce, pode soltar o grito: estamos nas oitavas de final! Em partida tranquila, o Brasil venceu a Sérvia por 2 a 0, com gols de Paulinho e Thiago Silva. A vitória, que garantiu a primeira colocação do grupo E, teve um apenas um susto. O lateral Marcelo deixou o campo antes dos 10 minutos do primeiro tempo, com dores lombares.

Diferente do duelo contra a Costa Rica, a seleção brasileira abriu o placar ainda na primeira etapa. Aos 35 minutos, Coutinho lançou para Paulinho, que tocou por cima do goleiro e correu para o abraço. Tímidos, os sérvios apostavam em bolas esticadas, mas pecavam no último passe.

Na volta do intervalo, a Sérvia até fez uma pressão e chegou a assustar a defesa brasileira. A entrada de Fernandinho, no entanto, fez com que o Brasil recuperasse o meio-campo. Com bom toque de bola e movimentação rápida, os comandados de Tite apresentaram um futebol mais próximo daquele que encantou nas Eliminatórias. 

Foi na bola parada, arma dos sérvios, que o Brasil ampliou. Aos 22, Neymar cobrou escanteio e Thiago Silva decretou, de cabeça, o triunfo e a classificação brasileira.

No outro jogo da chave, a Costa Rica arrancou um empate contra a Suíça. Única que ainda não havia marcado gols nesta Copa, a seleção da América Central ficou atrás do placar por duas vezes. Já nos acréscimos, em um pênalti duvidoso, o goleiro suíço terminou o jogo como vilão. Na cobrança de Bryan Ruíz, que explodiu no travessão, a bola bateu nas costas de Sommer e entrou. Apesar do tropeço, a Suíça também avançou à próxima fase.

Os adversários de Suíça e Brasil no mata-mata serão Suécia e México, respectivamente. Isso porque quem esperava pelo reencontro com a Alemanha, viu, na verdade, um vexame e tanto da atual campeã mundial. Mais cedo, os germânicos foram derrotados, de forma surpreendente, pela Coreia do Sul. Com atuação abaixo da média, a equipe de Joachim Löw não furou o bloqueio coreano e caiu na primeira fase pela primeira vez desde 1938. No fim do jogo, os asiáticos se aproveitaram do apagão dos alemães e marcaram duas vezes com Gwon e Son. Parece que a Rússia é mesmo um território hostil para a Alemanha.

Líder até então com duas vitórias em dois jogos, o México não viu a cor da bola diante da Suécia. Os nórdicos venceram por três a zero, com gols de Augustinsson, Granqvist e Álvarez, contra. Mesmo com a derrota, os mexicanos também estão nas oitavas de final, graças à zebra coreana. Para os suecos, a vitória consistente deu à equipe a liderança da chave por conta do saldo de gols.

Com isso, dois confrontos continentais dão o tom na próxima fase da Copa do Mundo. O Brasil terá que superar o México para seguir na busca pelo hexa, enquanto Suíça e Suécia disputam uma vaga nas quartas de final. A nossa seleção volta a campo na próxima segunda-feira (2), às onze da manhã, horário de Brasília.

Nesta quinta-feira (28), a última rodada da primeira fase define os 16 classificados para as oitavas de final. Pelo grupo G, Inglaterra e Bélgica duelam apenas pela liderança, já que as duas seleções garantiram vaga antecipadamente. Apenas para cumprir tabela, Panamá e Tunísia tentam encerrar a participação no Mundial com uma vitória. Os dois países já estão eliminados. As partidas acontecem simultaneamente às três da tarde, horário de Brasília.

No grupo H, três seleções lutam por duas vagas. Às onze da manhã, o Japão encara a já eliminada Polônia. Um empate classifica os asiáticos. No mesmo horário, Senegal e Colômbia fazem um jogo de vida ou morte. Quem vencer, segue na Copa. Em caso de empate, os africanos, comandados por Sadio Mané, se classificam.

Reportagem, Tácido Rodrigues

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.