Receita Federal abre nesta segunda-feira a consulta do 5º lote de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal abre, nesta segunda-feira (9), a consulta do quinto lote do imposto de renda da pessoa física entregues em 2017. Quinto lote de restituições vai beneficiar 44.369 cearenses. O dinheiro vai ser depositado na segunda-feira (16). Os valores com correção pela taxa Selic, de 4,98%, referentes aos meses entre maio e outubro de 2017, no total de R$ 57,183 milhões.

As 1.526 restituições restantes referem-se a declarações entregues entre 2016 e 2010, que totalizam R$ 4,018 milhões, o índice de atualização monetária pela taxa Selic varia entre 17,70% (2016) e 78,74% (2010).

A restituição fica disponível no banco por um ano, até 16 de outubro de 2018. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, no formulário eletrônico – Pedido de Pagamento e Restituição (Peres), ou diretamente no e-CAC, no link extrato de processamento da Dirpf.

Consulta

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve fazer a consulta no site da Receita. A consulta também pode ser feita pelo telefone 146.

A Receita também oferece aplicativos para tablets e smartphones, que permitem a consulta às declarações do Imposto de Renda.

O prazo para envio da declaração de IR 2017 terminou às 23h59 de 28 de abril. A Receita informou ter recebido 28.524.560 de declarações.

Malha fina

No fim do ano passado, a Receita Federal informou que 771 mil declarações estavam retidas na malha fina do IR de 2016 no país devido a inconsistências nas informações prestadas.

Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.

Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Veja o passo a passo do extrato do IR

Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora.

Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.

 G1

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.