Recorde: Quase 72 milhões de brasileiros estão inadimplentes e esse é o maior índice desde que foram iniciadas as pesquisas
43% dos adultos brasileiros estão inadimplentes. O maior índice desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2015. Os dados fazem parte do Indicador de Inadimplência de Pessoas Físicas, da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil.
Além de o número de inadimplentes ter aumentado, aumentou também o tempo que as pessoas permanecem com as contas atrasadas. Os pagamentos com atraso de 3 a 4 anos cresceram quase 40% em 12 meses.
“A gente tem uma taxa de juros que ficou num patamar muito alto. A gente teve uma inflação muito alta, especialmente nos itens de alimentos, e que está um pouco mais controlada agora, mas os preços dos produtos ficaram num patamar elevado e as famílias têm tido menos espaço para outras compras ou para poder quitar dívidas que já estavam feitas antes”, comenta Merula Borges, especialista em finanças da CNDL.
Três em cada dez consumidores deixaram de pagar contas de até R$ 500. Os inadimplentes se concentram na faixa de 30 a 39 anos.
“Nessa faixa de idade, as pessoas estão normalmente com imóveis e carros financiados, nesse momento que tem também a educação dos filhos, escola, material escolar”, , diz a especialista em finanças da CNDL.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.