Relatório do Vigiagua revela qualidade da água em Natal‏

O relatório quadrimestral do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano (Vigiagua), divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS), revelou que das 191 amostras de água coletadas entre janeiro e abril no município, 41,88% apresentaram presença de cloro residual livre fora do padrão.

A análise se estendeu também para os parâmetros de coliformes totais, nitrato, turbidez, cor aparente, Ph e coliformes termotolerantes.

O chefe da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Visamt), Marcílio Xavier, o programa realiza a vigilância constante da água oferecida à população de Natal e todos os estabelecimentos onde foram coletadas as amostras fora do padrão são notificados para sanarem as irregularidades. “Um dos resultados práticos é que a quantidade de locais com problemas de nitrato, como, por exemplo, no bairro do Pajuçara, diminuiu bastante nos últimos anos. E assim é com os outros parâmetros analisados”.

De acordo com o relatório, divulgado nesta quinta-feira (12), das 191 amostras analisadas, 17,63% estavam fora do padrão no parâmetro coliformes totais, onde o limite é a ausência total. Já para o índice de nitrato, 6,34% das análises totais estavam em desconformidade com o padrão, que é no máximo 10 mg/L.

Sobre o cloro, ele explicou que a substância é um desinfetante bacteriológico adicionado na água para evitar a proliferação de microrganismos, mas que em quantidades acima do padrão, compromete a qualidade desta. E que o bairro de Ponta Negra apresentou os maiores índices fora do padrão dos parâmetros de cloro residual livre e coliformes totais.

“Por coincidência, Ponta Negra se mostrou ter uma alta incidência de doenças diarreicas. Uma hipótese é que a ausência ou os baixos níveis de cloro residual livre possam acarretar a proliferação de microrganismos, daí a presença de coliformes e o adoecimento da população”.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.