Remédios usados para fortalecer o sistema imunológico de pacientes com Covid-19 foram encontrados no lixo em Parelhas

A equipe de transição ficou espantada. Centenas de medicamentos lacrados foram parar no lixo por causa da validade vencida em Parelhas, no Seridó. A cidade ainda é administrada pelo prefeito Alexandre Petronilo (MDB), que perdeu a reeleição com uma maioria histórica para o do prefeito eleito Dr. Tiago Almeida (PSDB). Remédios de vários tipos, muitos ainda na caixa e que não foram distribuídos para a população de Parelhas, foram encontrados em compartimentos nos fundos do Hospital Dr. José Augusto Dantas, e é administrado pela prefeitura.

Os medicamentos foram encontrados na última segunda-feira 7 pela equipe de transição. A advogada Patrícia Gambarra, coordenadora da equipe afirmou ao jornal Agora RN que achou no lixo uma grande variedade de remédios, inclusive alguns usados no tratamento de pacientes com Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. De acordo com a advogada, os medicamentos estão fora da data de validade, o que inviabiliza a distribuição para a população. Alguns remédios, segundo ela, venceram há cerca de quatro anos. Ela denunciou o caso à Polícia Civil, registrando um boletim de ocorrência na Delegacia de Parelhas.

Patrícia Gambarra pede que o material seja apreendido para investigação. A coordenadora da equipe de transição afirma que a atual gestão ainda não explicou como os medicamentos foram parar no lixo. “Não foi apresentado nenhum relatório da Secretaria de Saúde sobre esse fato. Em entrevistas, a secretaria disse que está tudo OK. E que a medicação venceu porque, na maioria das vezes, o distribuidor entrega essa mercadoria perto do vencimento. Um descaso com o dinheiro público”, ela resume.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.