
RN tem 368 mil títulos de eleitores cancelados; regularização deve ser feita até maio
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do RN, o Estado contabiliza 368.512 pessoas com o título de eleitor cancelado e 17.994 com o documento suspenso. O tribunal orienta que essas pessoas regularizem a situação junto à Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio, caso contrário, não poderão exercer a cidadania participando da votação nas Eleições 2022.
Neste ano, os cargos a serem escolhidos serão os de presidente e vice-presidente da República, governadores, deputados estaduais e federais e senadores.
“Com o título cancelado, além de não votar nas Eleições 2022, o cidadão não pode tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. É muito importante que as pessoas que estão com alguma irregularidade não deixem para procurar a Justiça Eleitoral na última hora”, disse o presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa.
Pendências como tirar o primeiro título, fazer transferência de domicílio, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação eleitoral, emitir certidões, entre outros serviços, podem ser resolvidas sem sair de casa. Basta acessar o sistema Título Net pelo site www.tre-rn.jus.br, na aba Eleitor e clicar em Atendimento Remoto.
Atendimento presencial
Para quem não possui acesso à internet ou apresenta dificuldades de acesso ao sistema eletrônico, é possível buscar atendimento presencial nos cartórios eleitorais do Estado. Durante todo o mês de janeiro, os Cartórios Eleitorais do RN funcionarão de segunda a sexta, no horário das 8h às 13h.
No entanto, para ter acesso às dependências da Secretaria do Tribunal ou dos Cartórios Eleitorais do RN, é preciso apresentar comprovante vacinal, que deverá contar com a vacinação completa, ou seja, as duas doses da vacina, ou dose única da Janssen, há pelo menos 15 dias. Além disso, devem ser seguidos todos os protocolos sanitários, como uso de máscara e distanciamento social de dois metros.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.