Rússia ameaça bloquear Instagram após rede permitir que usuários peçam morte de soldados russos

O governo da Rússia planeja banir o Instagram do país caso as informações de que a plataforma está permitindo discurso de ódio contra soldados russos se confirmem. Além disso, as autoridades querem considerar a Meta, responsável pela plataforma além do Facebook e WhatsApp, uma empresa extremista. As informações são da agência estatal de notícias russa, TASS.

Nesta quinta-feira (10), foram revelados comunicados internos da Meta afirmando que a empresa estava permitindo discurso de ódio contra soldados russos em alguns países do leste europeu. A Rússia já bloqueou o Facebook e o Twitter em seu território e o TikTok limitou suas atividades por conta própria para evitar punições.

“Se a Meta confirmar esse fato ou se recusar a comentar, isso será uma razão para Roscomnadzor e outros colegas tomarem as medidas mais duras”, disse o chefe do Comitê de Política de Informação do Estado, Alexander Khinshtein, à TASS.

“Minha opinião é que o trabalho do Instagram na Rússia neste caso deveria ser bloqueado, como o que aconteceu com o Facebook”, completou.

Apenas usuários da Europa Oriental e do Cáucaso podem utilizar as novas regras que precisam ser aplicadas dentro do contexto do conflito armado. A liberação permite, por exemplo, que usuários peçam a morte de soldados russos. Algumas postagens violentas contra o presidente da Rússia, Vladmir Putin, também estariam sendo autorizadas.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.