Samu RN ganha ambulâncias com novo sistema de rádio digital para facilitar comunicação em emergências

O Governo do Estado entregou na manhã desta sexta-feira (29), em solenidade realizada no Centro Administrativo, 12 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do RN.

Os veículos, equipados com um moderno sistema de comunicação, atuarão em nove municípios potiguares: Currais Novos, Caicó, Parelhas, Santa Cruz, Assu, Touros, Nova Cruz, Goianinha e Pau dos Ferros. Representantes das cidades contempladas estiveram presentes na solenidade.

Além de atualizar frota do SAMU, as ambulâncias apresentam o sistema tetradigital (rádio digital), que irá otimizar a comunicação para agilizar os serviços de atendimentos móveis de urgência sem interferências. Após o Acre, o Rio Grande do Norte será o 2º estado do Brasil a utilizar esse sistema. O Governo do Estado investiu R$ 641.136,00 que incluem a aquisição de 65 rádios portáteis para utilização dos profissionais de saúde durante as ocorrências.

“A entrega dessas 12 novas ambulâncias é um passo importante em meio aos desafios que enfrentamos, fruto de décadas de negligência acumulada e de uma conjuntura que exige coragem, responsabilidade e compromisso político”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.

Governadora Fátima Bezerra (PT) durante entrega de novas ambulâncias para o Samu RN – Foto: Carmem Felix / Governo do RN

Comunicação

Para a implantação do rádio tetradigital, o Samu contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que cedeu e instalou 23 antenas ao redor do Rio Grande do Norte. Antes, o sistema de rádio era totalmente analógico e não atingia grandes coberturas.

O sistema tetradigital irá melhorar a comunicação entre as equipes do Samu e a central de regulação, otimizando o serviço, onde será possível a gravação de conversas das equipes, rastreamento, entre outras vantagens.

O coordenador administrativo do Samu-RN, Caio Santos, frisa que o sistema trará grande segurança ao atendimento oferecido. “Além da agilidade e fidelidade da informação recebida, o tetradigital evitará quaisquer interferências de transmissões externas. Com certeza teremos um ganho enorme com esta tecnologia”, comemora.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.