SAÚDE: Governo anuncia novo prontuário eletrônico para integrar informações do SUS

prontuario
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (6) um novo prontuário eletrônico para o Sistema Único de Saúde, o SUS. Os municípios brasileiros têm até o dia 10 de dezembro para aderir ao modelo.
O e-SUS AB pretende ser um sistema nacional digitalizado para integrar as informações de todos os brasileiros que usam os serviços de atenção básica do SUS. Assim, se um paciente for atendido em uma cidade diferente, todos os seus dados estarão no sistema digital. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, explica que o ministério vai ajudar a implementar do sistema em todos as cidades que tiverem dificuldades.

 “Dez de dezembro é o prazo para que todos os municípios estejam integrados nesse sistema ou justifiquem eventuais dificuldades para fazer isso. O Ministério da Saúde, a partir de relatórios que venham com restrições, procurará fazer o atendimento de conectividade ou de apoio necessário para que o município possa fornecer as informações da forma mais adequada possível”, Ricardo Barros, ministro da Saúde.
Com a nova medida, todas as informações de atendimento, diagnósticos, exames, prescrições e outros procedimentos do paciente deverão ser cadastrados no e-SUS e repassadas obrigatoriamente ao governo federal pelo município.
Os municípios que não enviarem as informações dos prontuários ao Ministério da Saúde vão ser punidos com um bloqueio de parte dos recursos federais. Os principais bloqueios serão de recursos correspondentes ao financiamento de estratégias de atenção básica em saúde.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.