Secretário Luiz Roberto emite nota de pesar pela morte de servidor da Secretaria Municipal de Saúde

unnamed

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) comunica, com imensa dor e pesar, o falecimento do querido servidor Ronaldo Machado Cavalcante, que durante quase 30 anos prestou serviços à Saúde Municipal. Ronaldo já foi coordenador geral de Administração de Finanças e secretário Adjunto de Operacionalização de Ações de Saúde. Atualmente ele exercia a função de chefe da Coordenadoria de Orçamentos e Finanças da SMS.

O secretário Luiz Roberto da Fonseca emitiu uma nota de pesar pela morte do servidor.

Segue a nota na integra:

“Embora seja curta a vida que nos é dada pela natureza, é eterna a memória de uma vida bem empregada.” Por muito tempo expressei a máxima de que “ninguém é insubstituível”, de forma absolutamente convicta! Hoje a minha convicção ruiu!

A efemeridade da vida, associada a um sadismo mórbido do destino, que insiste em nos privar de forma trágica da convivência com pessoas especiais, me deu uma lição de que há sim pessoas insubstituíveis.

Meu querido amigo Ronaldo Machado, Pitágoras disse a muito tempo, que “a vida é uma sala de espetáculos, entra-se, vê-se e sai-se!”. Mas você não veio a esse mundo para ser expectador, veio para ser protagonista. E um protagonismo diferente, desinteressado, focado no outro e não em si, irradiador de amor, companheirismo, felicidade, dotado de uma energia e um magnetismo pessoal que fazia todos estabelecerem por ti um bem querer quase que instantâneo. 

Você se foi hoje! Teve, em minha opinião, uma vida curta demais, mas uma vida curta não significa necessariamente uma vida pequena! E nesse aspecto meu amigo, a sua vida foi gigantesca!

Você impactou de forma tão decisiva a vida das pessoas que tiveram a graça de conviver com você, você foi tão decisivo na vida de sua mãe, de seus irmãos, de sua esposa Auxiliadora, de sua filha Natália, de seus amigos, de seus colegas de trabalho. Você era tão singular, tão impar, tão diferente! Essa singularidade te dava o protagonismo do qual você parecia sempre querer fugir. Você não procurava os holofotes, mas o reconhecimento de uma vida espetacularmente relevante não permitia o cessar do reconhecimento sobre ti.

Você deixa um hiato impossível de ocluir, um lapso irreparável do destino, uma perda difícil de suportar, queria poder dizer que é um equívoco sua partida, mas Deus não se equivoca.

Sua saída precoce de cena não seria menos impactante do que foi sua vida como um todo. Não! Mesmo na morte você continuaria sendo o Ronaldo de sempre, o que é pelos outros, o que transformava vidas pelo conselho sereno, pelo carinho espontâneo, pela disponibilidade incondicional. Você vai e impacta decisivamente a vida de seis outras vidas. Você vai e transforma a vida de outras centenas de pessoas que convivem e amam essas mesmas seis pessoas, que ganham uma nova chance de continuar vivendo através e graças a você.

Lembrei agora do dia da apresentação da nova equipe da SMS no auditório, em fevereiro deste ano. Já tínhamos apresentado quase toda a equipe aos servidores, todos muito celebrados. Você chegou alguns minutos depois, e enquanto você entrava eu disse: “e agora chega o nosso novo Coordenador financeiro”!, e que reação foi aquela Ronaldo!? Quase uma centena de servidores, num rompante de euforia e êxtase, irrompem numa efusiva salva de palmas, e em meio a gritos, sorrisos e manifestações explicitas de felicidade, ficava configurado o amor dos seus pares por você.

Você não precisa de nossas lágrimas meu amigo. Nós é que precisamos delas, pois agora não temos mais você aqui conosco, a nos apoiar, a nos orientar, a nos trazer serenidade, consolo e estímulo.

A essa altura você deve estar chegando ao lado do Pai, do Criador Supremo, e tal qual o dia que mencionei sobre sua apresentação na SMS, fico cá a imaginar o estrondo das palmas celestiais de uma horda de Querubins e Serafins, a saudar e celebrar chegada de um igual… Isso amigo, de um igual! Pois para nós que aqui ficamos persistirá essa firme convicção, hoje o céu ganhou o que você foi aqui na terra, hoje o céu ganhou mais um anjo!

Descansa Amigo. Descansa! Sua vida foi esplendorosa…

Como disse Alice Ruiz…”a nossa noite vai ser longa”!

 

Luiz Roberto Fonseca

Secretário Municipal de Saúde

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.