Por 59 votos a 13, Senado mantém prisão de Delcídio, líder do PT naquela casa

01Jornal do Brasil – O Senado manteve na noite desta quarta-feira (25), por 59 votos a 13 e uma abstenção, a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), endossando a ação da Polícia Federal nesta manhã e a decisão do Supremo Tribunal Federal depois que o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró apresentou à Procuradoria-Geral da República um áudio no qual o parlamentar oferece R$ 50 mil mensais à família de Cerveró e um plano de fuga para que este não firmasse acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

Para que a decisão do STF de prender o senador fosse revogada eram necessários 41 votos. Antes da votação principal, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu que a votação fosse secreta, argumentando que se baseava no artigo 291 do Regimento Interno da Casa. Após consultar o Plenário da Casa, foi voto vencido entre os demais senadores, por 52 a 20 e uma abstenção.

A Constituição prevê que senador em exercício do mandato só pode ser preso em caso de flagrante. Nesse caso, o ofício sobre a prisão deve ser encaminhado para o Senado – o que aconteceu na tarde de hoje. A prisão pode ser revogada se 41 senadores votarem a favor disso.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.