Senadores e deputados se mobilizam contra cortes na formação de professores

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Preocupados com o corte de recursos no orçamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), senadores e deputados que integram as Comissões de Educação do Senado e da Câmara se unem para reverter a medida e anunciam reunião terça-feira (1º) com dirigentes do Ministério da Educação (MEC).

A mobilização dos parlamentares foi anunciada durante debate sobre o Pibid nesta quarta-feira (24), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, que contou com a presença de 14 senadores e dez deputados, além de representantes do governo e de gestores do programa.

– Qualquer adequação ou ajuste no Pibid deve ser feito em diálogo com as universidades e com a coordenação do programa – frisou a vice-presidente da CE, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), ao adiantar que um dos objetivos da reunião será cobrar mais transparência na gestão do Pibid.

Jesualdo Pereira Farias, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, disse que o governo nunca teve intenção de extinguir ou reduzir o programa, mas sim de redirecionar seu foco para escolas cujos estudantes obtiverem notas mais baixas nas avaliações do MEC.

Irene Mauricio Cazorla, diretora de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reiterou o compromisso do governo de investir na formação de professores para escolas municipais. Como observou, os cursos superiores de licenciatura nem sempre atendem as necessidades das salas de aula do ensino básico.

– É preciso que se produza conhecimento que nasce na escola. O conhecimento que é discutido na educação básica deve ser insumo para a licenciatura, insumo para especialização e para o mestrado – opinou.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.