Sesap diz que doses de vacinas para crianças não foram enviadas pelo Ministério da Saúde

O Rio Grande do Norte não recebeu a carga de 20,9 mil doses de vacinas para iniciar a imunização de crianças de 5 a 11 anos. A chegada dos imunizantes estava prevista para a madrugada desta sexta-feira (14).

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) afirmou que não foi feito envio das doses pelo Ministério da Saúde. Sem os imunizantes, a distribuição que foi anunciada para esta sexta-feira não vai acontecer.

“A Sesap aguarda novas informações do ministério para atualização da situação e eventual mudança na distribuição das doses e no início da campanha de vacinação para essa faixa etária”, frisou.

O início da vacinação no Rio Grande do Norte estava previsto para a segunda-feira (17). Segundo os dados da Sesap, o estado tem 350 mil crianças nessa faixa etária.

Com apenas 20,9 mil doses na primeira remessa, a imunização vai obedecer o critério de crianças com comorbidades e depois será feita a redução na idade.

“Por ser um quantitativo baixo para início deste público iremos começar pelas crianças com comorbidades e depois por escalonamento começando pelas crianças de 5 até 11 anos”, disse Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

Como comorbidades entende-se crianças com cardiopatia crônica, pneumopatia crônica, imunodepressivos, doença renal crônica, asma, doença neurológica crônica, doença hepática crônica, doença hepática crônica, síndrome de Down, doença hematológica crônica, Diabetes Mellitus e obesidade.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.