Sesap esclarece sobre casos de meningite no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), esclarece a população sobre a situação epidemiológica das meningites no RN. No período de janeiro a maio de 2015, foram confirmados 9 casos da doença meningocócica em todo o RN, sendo 3 três por meningite meningocócica (nos municípios de Natal, São José de Mipibu e Extremoz) e 6 por meningococemia (em Natal, Parnamirim, Monte Alegre, João Câmara, Lagoa D’Anta e Ielmo Marinho).

Dos nove casos confirmados, quatro vieram a óbito (Extremoz, Parnamirim, João Câmara e Lagoa D’Anta). Até o momento não há correlação entre os casos. A Sesap descarta a ocorrência de um surto de meningite no estado já que o surto é definido por um número de casos além do esperado para a população em um período específico.

No mesmo período de 2014, foram confirmados oitos casos de doença meningocócica, sendo dois por meningite meningocócica e seis por meningococemia.

De acordo com a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Sesap todas as medidas de controle estão sendo tomadas, que incluem assistência médica, hospitalização imediata, com ênfase no diagnóstico precoce e tratamento adequado, além do monitoramento dos casos, investigação e exames laboratoriais.

Escreva sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado.