Sesap reúne grupo de trabalho para implantação de Ambulatório LGBT

A Secretaria Estadual de Saúde, através do Programa Estadual de DST/Aids, está reunindo um grupo de trabalho em cumprimento a uma portaria do Ministério da Saúde para implantação de um ambulatório TT para atender à população LGBT do Rio Grande do Norte. O investimento da Secretaria será em torno de R$ 100 mil recursos da Política LGBT (Gays, lésbicas, transexuais e travestis). O prazo para implantação é de seis meses. Os estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará e Piauí já foram contemplados com o ambulatório.

De acordo com o coordenador do Programa DST/Aids, Sérgio Cabral, o grupo está encontrando mecanismos para organizar a implantação do serviço que precisa ser bem planejado porque exige profissionais especializados e comprometidos com a política LGBT. “Nem todo mundo está preparado para trabalhar com a população LGBT. É bom esclarecer que não estamos fazendo nenhum favor a ninguém, mas cumprindo uma exigência da lei e uma recomendação do Ministério Público, é uma obrigação do poder público”, disse Sérgio.

Participam do Grupo de Trabalho, a Coordenadoria de Administração Hospitalar, Coordenadoria de Promoção à Saúde, o setor de Tratamento Fora Domicílio (TFD), Programa Estadual de DST/Aids e o Comitê do LGBT Fobia. O ambulatório será uma casa de convivência para oferecer serviços de ginecologia, assistente social, psicólogos e trabalhos de grupo.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.