Sesed registra cinco ocorrências de irregularidades eleitorais no RN

santinhos-de-tibau-1200

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) registrou pelo menos cinco ocorrências de supostas irregularidades eleitorais até às 11h deste domingo (2). A Sesed mantém em operação durante todo o período de votação o Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), formado por representantes das diferentes forças com atuação na área da segurança pública.

O GGI-E, que funciona na sede da Sesed, em Natal, atua de forma integrada com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para garantir que o processo democrático transcorra da melhor maneira possível, coibindo crimes eleitorais que possam surgir. Somente da Sesed, cerca de 6.576 agentes de segurança atuarão na operação.

De acordo com a Sesed, em Baraúna, duas pessoas foram detidas em um veículo contendo vários “santinhos”. Em Tenente Laurentino Cruz, um vereador foi preso portando ilegalmente um revólver calibre 38. Em Tibau, o vice-prefeito da cidade (que é candidato a prefeito) e o motorista dele foram detidos com dinheiro fracionado, uma lista com nomes de possíveis eleitores e material de campanha.

Já em São Bento do Norte, a Operação Ficha Suja realizou mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral a fim de confirmar a prática de crimes por partes de candidatos da cidade. Na estrada do município de Pedra Pedra, duas pessoas foram detidas suspeitas de estarem transportando eleitores de Natal para o interior.

“A Secretaria da Segurança já vem desenvolvendo esse plano há alguns meses junto com outros órgãos, como Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Exército Brasileiro. Iremos utilizar quase que a totalidade do nosso efetivo para garantir a tranquilidade da votação para que o processo democrático transcorra da melhor maneira possível”, afirmou o secretário da Segurança do Rio Grande do Norte, Caio Bezerra.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.