SÓ O ESSENCIAL: Se aceitas, veja como ficam as “Novas Medidas” recomendadas pelo Comitê de Especialistas da Sesap/RN

Diante do aumento do número de internações e circulação de novas variantes do SARSCoV-2 no Rio Grande do Norte, o comitê de especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) elaborou um documento com novas recomendações para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no estado.

As recomendações estão centradas na ampliação das medidas de isolamento social por 21 dias, no alerta para a não utilização de medicação sem evidência científica para tratamento da Covid-19 e em manter o uso de máscaras de forma correta.

O documento do Comitê de Especialistas tem como objetivo servir de base para as tomadas de decisões do Governo do Estado no âmbito do controle da doença. Ele é resultado de uma discussão em webconferência no dia 15 de março, na qual foi feita uma reavaliação dos riscos epidemiológicos e do sistema de assistência à saúde.

A análise leva em conta a tendência da epidemia da Covid-19 no estado medida pelo indicador composto e a análise dos dados assistenciais do Regula RN, que mede a taxa de ocupação de leitos críticos e clínicos em tempo real.

As novas recomendações emitidas consideraram o aumento do número de casos e óbitos por Covid-19 no RN, a taxa de ocupação de leitos críticos indicando a saturação do sistema de saúde no estado, bem como a lista de espera por leito Covid nas centrais de regulação, que há mais de sete dias mantém uma fila sustentada de mais de 100 pessoas.

Além disso, o comitê levou em consideração que o toque de recolher, instituído pelo Decreto nº 30.388, de 5 de março, não possibilitou o alcance de níveis ideais para o achatamento da curva da pandemia.


Confira as recomendações na íntegra: https://portalcovid19.saude.rn.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/recomendac%CC%A7o%CC%83es-comite%CC%82-26.pdf

2 Comentários

Gilberto Filgueira Costa Júnior

mar 3, 2021, 6:16 pm Responder

Essas restrições não fundamentadas, LOCKDOWN é um crime econômico/ social, vão em base cersear os direitos individuais do cidadão existente na CM…
Estão testando os limites da paciência coletiva dos homens de bem.

Carliana Dantas

mar 3, 2021, 9:05 pm Responder

Boa noite, podem formalizar vários e vários secretos, enquanto as pessoas não tiverem consciência do que a Nação está enfrentando não se resolverá muita coisa não, porque quando um decreto é aprovado, as pessoas não estão mais preocupadas, elas saem para um Sítio onde encontram amigos e parceiros de farra e voltam para suas casas muitas vezes com algum Sintoma e certas pessoas não dizem o que estão sentindo, ficam passeando de rua em rua infectando outras pessoas que fazem de tudo para vencer essa maldita doença! As pessoas precisam ter respeito pela dor do outro! Mas ao invés disso, bebem, batem papo fazendo aglomerações em lugares que ninguém ver! Deus tenha misericórdia dessa Nação tão desumana.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.