Solidariedade e Pros oficializam fusão nesta segunda

As executivas nacionais dos partidos Solidariedade e do Pros se reuniram, nesta segunda-feira (17), e definiram que o Pros será incorporado ao Solidariedade. A informação foi publicada pela Folha de S. Paulo. Com isso, a sigla manterá o nome e o número e cumprirá os requisitos necessários para ultrapassar a cláusula de barreira.

Conforme a Folha, “segundo Paulinho, a escolha pela incorporação em vez da fusão que havia sido anunciada se deu por causa da maior facilidade nos trâmites burocráticos. Entre outros requisitos, a incorporação não exige a elaboração de um novo estatuto”, diz.

Ao cumprir a cláusula de barreira, o Solidariedade terá acesso ao fundo partidário e o direito de veicular propaganda gratuita em rádio e televisão durante as campanhas eleitorais.

“A bancada do Solidariedade passará a ter oito deputados federais. O presidente da sigla será Eurípedes Gomes Júnior, com Paulinho como vice. Segundo o líder da Força Sindical, foi acordado um revezamento na presidência, que voltará ao seu grupo político depois do mandato de Eurípedes”, diz à Folha.

Segundo a Folha, os nomes mais conhecidos do Pros, atualmente, são Pablo Marçal, eleito deputado federal, e Nise Yamaguchi, que não se elegeu. Paulinho diz ao Painel que tem conversado com Marçal sobre a sua continuidade na legenda.

No Rio Grande do Norte, o Pros tem a senadora Zenaide Maia como maior representante da sigla.

Já o Solidariedade tem o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, além de quatro vereadores no município. Nas eleições deste ano, o partido teve seu quadro reduzido de três para dois deputados estaduais eleitos – Cristiane Dantas e Luiz Eduardo.

A legenda apresentou Fábio Dantas, candidato ao Governo, que sequer conseguiu levar a disputa ao segundo turno. As informações são do Agora RN.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.