STF envia queixa-crime contra Bolsonaro à Câmara para abertura de processo

Foto: Alan Santos/PR

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) enviou à Câmara dos Deputados uma queixa-crime contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Se dois terços dos deputados votarem a favor, um processo pode ser aberto contra o chefe do Executivo federal.

A queixa-crime tem como autor o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Ele acusa Bolsonaro de calúnia, após o presidente dizer em entrevista que o estado negou proteção policial a uma agenda que seria cumprida na cidade de Balsas (MA). De acordo com a denúncia de Dino, Bolsonaro disse à rádio “Jovem Pan”, em 21 de outubro do ano passado, que a Polícia Militar do Maranhão negou apoio à comitiva presidencial. O presidente participaria de um evento evangélico na cidade.

Bolsonaro disse que enviou ofícios ao Secretaria de Segurança do Maranhão, à Polícia Militar do estado e ao comando policial responsável pela cidade de Balsas. Mas, Flávio Dino nega o recebimento desses documentos. “A mentira pode ser usada deliberadamente no debate político? O Presidente da República, com suas elevadas atribuições, pode costumeiramente mentir?”, pergunta Flávio Dino no documento. À época do fato, Flávio Dino desafiou o presidente a apresentar provas sobre suas afirmações de falta de apoio de segurança do Maranhão.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.