Tarcísio de Freitas critica prisão de Bolsonaro e cobra intervenção das instituições para conter crise no país; Vídeo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se manifestou nesta segunda-feira (4) contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para Tarcísio, a medida representa um “absurdo jurídico” e agrava a crise institucional no país.

“O presidente Bolsonaro foi julgado e condenado muito antes de qualquer processo iniciar. Estamos falando de uma tentativa de golpe que não aconteceu, de um crime que não existiu e de acusações que ninguém consegue provar”, declarou o governador em nota divulgada à imprensa.

Tarcísio questionou o atual cenário político e jurídico, sugerindo que há um avanço sobre as garantias individuais sob o pretexto de defender a democracia. “Vale a pena acabar com a democracia sob o pretexto de salvá-la? Já passou da hora das instituições tomarem iniciativas para desescalar a crise”, afirmou.

Segundo o governador, o momento exige maturidade institucional e capacidade de mediação de conflitos. “Estamos diante de uma disputa que resulta em soma zero, que mostra a incapacidade de resolver e mediar conflitos, que não gera outro efeito senão a perda de confiança.”

Tarcísio finalizou sua declaração prestando solidariedade ao ex-presidente. “Hoje, cada um de nós brasileiros, de bem, que acredita na liberdade, na democracia e na justiça, está sendo punido também. Mas saibam: não vão calar esse movimento. Força, presidente. Estamos com você!”

O posicionamento do governador paulista ecoa entre apoiadores do ex-presidente e ocorre em meio a um ambiente de forte polarização e tensão entre os Poderes.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.